“Estejam vigilantes porque não sabeis o dia e nem a hora”. Mt 25, 13
Queridos irmãos, a igreja começa a nos preparar para o final do ano litúrgico e neste domingo nos apresenta a parábola das dez virgens.
A mensagem principal se resume na última frase: estejam sempre preparados, para não serem tomados de surpresa...
A igreja aproveita este clima de finalização do ano litúrgico para nos ajudar a pensar na finalização de nossa vida terrena e, como recentemente celebramos o dia de finados, penso que este tema esteja muito fresco em nossas mentes.
Não é o interesse de Jesus Cristo ou da Igreja, semear o medo em nossas vidas. Todos sabemos que uma conversão motivada pelo medo é superficial e infrutífera. O que Deus quer é nos ajudar a manter uma constância em nossa vivência cristã, a fim de que possamos superar todas as provas que continuamente nos chegam de surpresa.
Não devemos nos esquecer jamais de que somos cidadãos do céu e nossa vida neste mundo é uma escola passageira, onde temos a oportunidade de nos treinar nos valores que se exige para poder entrar na festa eterna.
Cada dia de nossa existência neste mundo deve ser marcado pelo crescimento. Somos convidados a nos humanizarmos sempre mais. A perseverança é fundamental. É necessário combater diariamente com o egoísmo, a inveja, a preguiça... e as demais tendências que temos e que desfiguram nosso ser. A cada dia devemos progredir na caridade, no perdão, na amizade, na fidelidade...
Estas são coisas que não podemos descuidar nem mesmo um só dia. Todos sabemos que para destruir uma construção feita com muito trabalho e esforço, basta uma bomba e alguns segundos. Mas para reconstruir sobre os escombros é ainda mais difícil.
Alguém poderia dizer que é muito difícil ter esta perseverança. E eu creio que seja verdade: é certo que as tentações são muitas e que nossas debilidades se fazem sentir. Mas eu creio também que é a vida de oração, a participação aos sacramentos, especialmente a eucaristia e a confissão, que nos pode recarregar sempre mais, fazendo-nos ter sempre em reserva o óleo que nos permite manter nossas lâmpadas sempre acesas.
Senhor Jesus, desperta nossos corações para a fidelidade em teu caminho, ajuda-nos a estar sempre preparados.
O Senhor te abençoe e te guarde,
O Senhor faça brilhar sobre ti o seu rosto e tenha misericórdia de ti.
O Senhor mostre o seu olhar carinhoso e te dê a PAZ.
Frei Mario, capuchinho.