sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Gotas de Paz – 443

“Jesus disse ao paralítico: « Filho, teus pecados estão perdoados.» E alguns mestres da Lei pensaram : «¿Quem pode perdoar os pecados senão Deus e somente Ele ?»”Mc 2, 5-7.

Marcos inicia o seu evangelho com a frase: “Inicio da Boa Nova de Jesus Cristo, Filho de Deus”, revelando assim qual é, o seu objetivo ao escrevê-lo, e o Evangelho deste domingo é uma atuação deste objetivo: manifestar a divindade de Jesus.

Esta passagem nos diz que muita gente se reuniu para escutar Jesus, certamente na casa de Simão Pedro. Depois de algumas manobras conseguiram fazer chegar até Jesus um homem paralítico. Jesus quando o vê, admirado da fé dos que o traziam, lhe disse: «Filho, teus pecados estão perdoados». Esta palavras de Jesus, pareciam estar fora de lugar. Os que entendiam da Bíblia, sabiam que somente Deus pode perdoar os pecados. Ninguém pode purificar o homem de suas faltas e dos seus pecados senão o Senhor. Por isso os mestres da lei começaram a murmurar. Jesus já imaginava essa reação. Ele o fez de propósito. Também Jesus sabia e concordava que somente Deus pode perdoar. De fato, o que ele queria era dizer as pessoas que ele era o Filho de Deus, e por isso, podia autenticamente perdoar os pecados, pois ele era o Deus que se fez carne e que veio viver no meio de nós.

O grande milagre deste texto, é por tanto, o perdão que Deus deu a aquele homem paralítico, que ninguém neste mundo poderia ter feito, mas somente Deus. Porém, para manifestar que o que tinha dito era a verdade, então ele fez um pequeno milagre: curou a paralisia daquele homem.

Jesus queria também em qualquer modo mudar a intenção de muitas pessoas que o estavam procurando. Eles vinham porque queriam milagres humanos, curar suas doenças, resolver seus problemas terrenos, mas Jesus queria dar-lhes muito mais do que isso. Ele queria perdoar os pecados, queria curar os corações, queria fazer cada um renascer.

Jesus sabia que os homens podem ser curados de uma enfermidade e continuar tudo igual na vida, sem mudar nada, sem melhorar, sem converter-se, e depois de um tempo terão de novo uma outra doença. Mas, quando um homem se reconcilia com Deus, quando um homem encontra o caminho da vida, quando o coração humano encontra o repouso no seu criador, então toda a sua vida muda, a sua história encontra o seu sentido, os seus olhos encontram a luz...

Jesus queria ser buscado não para fazer milagrinhos e que as vidas dessas pessoas depois continuassem tudo igual. Ele não queria ser somente um auxilio para as emergências, mas que depois cada um faça aquilo que quer.

Ao dizer que ele podia perdoar os pecados, Jesus queria fazer-se disponível a todas aquelas pessoas que descobriam que a vida sem Deus não tem sentido, pois ainda que já tenham feito muitas coisas feias, que tenham muitos pecados graves, Deus é disponível a começar tudo de novo, a esquecer o passado e dar uma graça especial para iniciar uma estrada nova.

A grande enfermidade de uma pessoa aos olhos de Deus não é o câncer, a paralisia, a Aids…, muito mais destruidor para a vida humana é o pecado, o egoísmo, a soberba, a inveja, o ódio…é estar longe de Deus, e não querer escutar sua palavra. São essas coisas que devagar fazem nossos corações transformar-se numa pedra, que nos fazem cegos, que nos deixam mudos, surdos e paralíticos, que roubam a nossa alegria e a nossa paz. São essas coisas que necessitam de uma terapia urgente, mas infelizmente muitas vezes não nos damos conta da gravidade. Existem muitas pessoas que estão morrendo, mas acreditam ao contrario que estão aproveitando a vida.

E dessa situação, somente Deus nos pode livrar. Somente com sua graça, poderemos ser libertados dessa cultura de rebelião, desse desejo de auto-suficiência, desse egoísmo entranhado. Em Jesus Cristo, Deus se fez disponível e se colocou perto de nós. Hoje nos sacramentos podemos encontrar a mesma ação de Deus. Ele quer curar-nos. Ele quer que caminhemos.

O Senhor te abençoe e te guarde,

O Senhor faça brilhar sobre ti o seu rosto e tenha misericórdia de ti.

O Senhor mostre o seu olhar carinhoso e te dê a PAZ.

Frei Mariosvaldo Florentino, capuchinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário